terça-feira, 26 de junho de 2012

Balão Intragástrico potencializa a perda de peso sem cirurgia

Especialista explica que, associado a um acompanhamento nutricional, físico e psicológico, o método ajuda a combater o sobrepeso no tempo certo e com saúde

         Dados do Ministério da Saúde, divulgados neste ano, mostram que mais da metade dos homens e quase 45% das mulheres brasileiras estão com sobrepeso, sendo que o número de obesos no país, já passa de 15% da população.

Quem faz parte dessa estatística vive em busca de métodos emagrecedores, porém não são todos que conseguem alcançar o peso ideal sem sofrer, mais cedo ou mais tarde, o “efeito sanfona”. “Tudo isso acontece quando o paciente não muda os hábitos alimentares e comportamentais durante a sua rotina”, explicou o gastroenterologista, Dr. Bruno Sander.

Segundo o especialista, quem deseja potencializar a perda de peso, pode recorrer ao uso do Balão Intragástrico. Ele é aprovado pela ANVISA e atua como um bolo alimentar artificial, além de aumentar a saciedade precoce.
Introduzido no estômago e retirado via endoscopia, o balão é feito de silicone e possui uma válvula lisa e um cateter de introdução. “Ao chegar ao estômago, o balão é preenchido com um volume entre 400 e 700 ml de solução salina e azul. Recomendado por no máximo seis meses, o procedimento é simples, não exige afastamento das atividades diárias e o paciente pode comer de tudo, tendo uma vida normal, se seguir as orientações médicas”, explicou o especialista.
O médico reforça que o resultado só será totalmente satisfatório, se o paciente realizar um acompanhamento nutricional, físico e psicológico, isso vai ajudá-lo a emagrecer no tempo certo e com saúde. “Quando terminar o tratamento, o corpo deverá se adaptar a nova rotina de alimentação e, o mais importante, com um peso e absorção de nutrientes ideais para uma boa qualidade de vida”, afirma.

De médico a paciente


 
Estou muito satisfeito com o resultado do meu Balão Intragástrico. Mudei bastante o meu estilo (e qualidade) de vida. Minha alimentação agora é saudável não por obrigação, mas por escolha em manter a qualidade de vida que consegui com o resultado satisfatório do Balão.

A demanda tem sido cada vez maior e os resultados dos pacientes têm sido, na grande maioria, muito bons! Criei um laço de amizade com vários deles e acho que, por também ser paciente, agora é mais fácil entender as dificuldades enfrentadas pela maioria ao longo do período em que estão em uso do balão.

Mas, continuo a ressaltar a todos: O BALÃO É APENAS UM MEIO, MAS A EFICÁCIA DEPENDE DA ADEQUAÇÃO DO PACIENTE A UM NOVO ESTILO DE VIDA. Não adianta colocar o Balão intragástrico e manter os hábitos que levaram a pessoa a tornar-se obesa. As alterações alimentares são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Como sempre, coloco-me à disposição de todos para orientar e esclarecer o que for possível em relação ao Balão Intragástrico, tanto como médico, quanto como paciente! Um grande abraço a todos!

Semana Internacional do Aparelho Digestivo


          No último mês, terminou o maior congresso de gastroenterologia do mundo, o DDW (Semana Internacional do Aparelho Digestivo), em San Diego, na Califónia (USA). Durante esse evento foram apresentados trabalhos inéditos e valiosos para a classe médica.            

          Pela primeira vez o médico gastroenterologista e especialista em Balão Intragástrico, em Belo Horizonte, Dr. Bruno Sander, participou do evento e conferiu todas as novidades relacionadas á área de cirurgia, gastroenterologia, endoscopia e, principalmente, tratamento de obesidade e nutrição. “É uma forma de me manter sempre atualizado e poder passar para os meus pacientes, o que de há de mais moderno e eficaz na área médica”, ressaltou.            

         Durante o congresso o médico pode adquirir ainda um dos mais modernos aparelhos de endoscopia, com alta definição e que vai permitir aperfeiçoar os exames e procedimentos. Além disso, tornou-se membro titular da American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE).